segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Agricultores protestam contra atraso de milho do governo



Agricultores seguiram para a sede do IPA em Petrolina (Foto: Carol Souza/ G1 )Agricultores seguiram para a sede do IPA em Petrolina (Foto: Carol Souza/ G1 )
Pelo menos 60 trabalhadores rurais estiveram na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Petrolina nesta segunda-feira(02). Representantes dos produtores rurais de sete localidades do sertão pernambucano cobram a distribuição das sacas de milho subsidiado pelo governo estado, que é vendido a preço mais barato. O grão é distribuído pelo IPA e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Trabalhadores rurais de Petrolina, Orocó, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio, Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, reclamam que pagaram o milho e não receberam. Outra preocupação é que houve mudança no prazo do programa do milho, que determina que tudo que foi comprado deverá ser distribuído até janeiro de 2014.
Tereza Francisca de Macedo, do sindicato dos trabalhadores rurais de Dormentes, diz que até lá, o gado pode morrer por falta de alimento, já que a lavoura se perdeu por causa da seca. “Não temos como manter a sobrevivência dos nossos animais na situação em que já falta água e agora falta o milho, que não é de graça. Nós compramos e o governo não soube fazer o seu planejamento. Os produtores pagaram os boletos e estão há dois meses sem receber o milho”, ressaltou.
Sete mil produtores destas localidades dependem do programa do milho. O representante do sindicato dos trabalhadores rurais de Orocó, José Pereira da Silva, diz que a distribuição do milho entre as cidades é desigual. “Na semana passada chegou uma carreta e só ficaram 30 sacas de milho para Orocó e até agora não chegou novas sacas”, afirmou.
Em nota, a Secretaria de Agricultura de Pernambuco informou que até o dia 15 de dezembro todo o milho comercializado pelo governo do estado será entregue aos agricultores. E a partir de 06 de janeiro de 2014 a Conab vai reassumir os pólos de distribuição de todo o estado, incluindo Petrolina. Na próxima semana, o governo agendou um encontro com representantes dos sindicatos rurais do estado para dar continuidade ao programa.
O IPA informou que o estoque de 125 toneladas de milho da Conab acabou. Petrolina deve receber nove mil sacas que serão disponibilizados para os agricultores que já pagaram pela semente. Para pegar o milho, os agricultores precisam apresentar o comprovante de pagamento ao escritório do IPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário