O Plano Safra Semiárido, que destina R$ 7 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar e de médio porte, será lançado regionalmente no estado de Pernambuco, nesta sexta-feira (2). O anúncio ocorrerá às 9h, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, o governo federal oficializará ainda a entrega de quatro tipos de máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 103 municípios. A iniciativa incluirá, pela primeira vez, a doação de 28 caminhões-caçamba.
“O Semiárido é a primeira região brasileira com um plano específico. Estamos assumindo esse desafio e adaptando nossos instrumentos para que possamos reestruturar a organização produtiva familiar da região”, informa o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas.
Os recursos do Plano asseguram aos agricultores familiares maior capacidade de investimento, inovação tecnológica e segurança para produzir. As contratações de crédito são realizadas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido.
Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o resto do país ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentivam a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e as reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.
Os agricultores familiares que não estiverem na região poderão contratar os créditos com os juros previstos no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014.
Organização produtiva
Cerca de 950 mil moradores rurais serão beneficiados com a entrega das máquinas. A doação é composta por 28 caminhões-caçamba, 28 retroescavadeiras, 25 motoniveladoras e 30 pás-carregadeiras, totalizando 111 equipamentos, todos adquiridos no âmbito do PAC 2. O investimento para aquisição das máquinas foi superior a R$ 31 milhões.
Os municípios selecionados estão localizados no Semiárido ou em locais reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à falta de chuva. As máquinas doadas trabalharão para construir obras de infraestrutura hídrica – como edificação de barragens subterrâneas e desassoreamento de barreiros – e para recuperar e abrir novas estradas vicinais. A ação visa melhorar diretamente a vida de mais de 160 mil agricultores familiares, que comercializam na cidade os produtos do campo.
“As máquinas vão apoiar, construir e reformar obras de segurança hídrica e de mobilidade rural, além de ajudar no escoamento da produção e na passagem do pessoal entre as comunidades rurais”, afirma o delegado federal do MDA em Pernambuco, Demetrius Fiorante.
Em Serra Talhada, a aproximadamente 500 quilômetros de Recife, o prefeito Luciano Duque, explica que a produção rural do município está comprometida pela falta de água desde 2010. “Há três anos, não temos produção agrícola e não produzimos nada por causa da seca continua. Nossa economia rural foi totalmente aniquilada. A entrega dessas máquinas foi uma das medidas mais sensatas”, avalia o prefeito, que receberá uma motoniveladora para auxiliar na organização produtiva dos 20 mil produtores familiares do município.
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de caminhões-caçamba
Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Camocim de São Félix, Carnaíba, Carnaubeira da Penha,Chã Grande, Custódia, Pombos, São Bento do Una, São Caitano, São João, São Joaquim do Monte,
Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério, Vertentes,
Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério, Vertentes,
Serviço
Solenidade de entrega de máquinas para municípios do Pernambuco
Dia: 02 de agosto (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Salão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, localizado
na Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho Olinda, em Olinda (PE)
Dia: 02 de agosto (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Salão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, localizado
na Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho Olinda, em Olinda (PE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário