
Desde
de o inicio do ano o Procon Pernambuco recebeu 998 queixas dos serviços das
empresas de telefonia, as queixas chegam a mais de 300 por mês, dentre as reclamações
estão: cobranças indevidas, gente que não consegue falar ao celular, duvidas
sobre o valor cobrado pelas operadoras e até em relação as condições de
cobertura (sinal).
Só
em 2011, foram detectadas mais de 3,3 mil queixas só contra telefonia e, esse
ano, quase mil. Agora são serviços como cobrança indevida, abusiva, contrato,
rescisão, alteração unilateral, vício de qualidade que é a má execução do
serviço, serviços não fornecidos, dúvidas sobre cobrança, valor e reajuste de
contrato, orçamento. [...] Eles vêm aqui na tentativa de não poder pagar a
conta, fazer com que o Procon faça a intermediação e a gente possa fazer um
acordo com relação ao valor devido. Tudo isso pode ser feito aqui no Procon”, afirma
o coordenador geral do Procon, José Cavalcanti de Rangel Moreira.
O coordenador informou que o atendimento aos consumidores é
rápido e tem resolvido os problemas. “No ano passado, tivemos uma média de 82%
de acordos realizados dentro dos Procons, o que significa que a cada 100
problemas do consumidor, 82 foram, de fato, resolvidos”. As quatro principais
operadoras de celular e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é
a agência reguladora da telefonia, responderam sobre as reclamações. O
Procon-PE funciona das 8 às 12h.
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