O motivo da previsão de queda é que há meses o estoque de usados nas concessionárias só faz aumentar e o preço cair, o que provoca também a redução do imposto. O movimento de queda começou com a crise de 2008. Para combater os efeitos maléficos da turbulência global e estimular o consumo no Brasil, o governo federal concedeu isenção e descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos novos.
Para chegar ao preço dos veículos, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Pernambuco utiliza os dados da conhecida tabela Fipe, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que serve como referência também para o cálculo das coberturas oferecidas pelas seguradoras de veículos. A Sefaz usa o resultado da tabela Fipe publicado em dezembro para aplicar ao IPVA do ano seguinte.
Em Pernambuco, todos os motoristas começam a pagar o imposto no mesmo mês, em março. Assim, os primeiros efeitos da desvalorização dos usados vieram no imposto pago em 2010, que caiu 12% com relação ao ano anterior. No IPVA 2011, a redução foi menor, de 5,6%. (JC On line)
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